POSITIVOS:
- Fácil instalação. Só clicar em "instalar" que ele faz tudo automático, até detectar a maioria dos hardwares.
- Fácil de usar.
- Fácil de instalar programas.
NEGATIVOS:
- Alguns programas específicos vc não vai ter como AutoCAD, alguns outros programas de engenharias, pacotes famosos pra Design como Photoshop, CoreDraw (apesar disso dá pra rodar esses programas feitos pra Windows via WINE);
- Se vc gosta de jogos não é recomendado Linux. Não há a mesma quantidade de jogos comerciais pra Linux que há no Windows. Vc pode rodar jogos do Windows pelo WINE, pelo Cedega ou CrossOver Games, mas não são todos que funcionam.
- Alguns periféricos de algumas empresas ainda não funcionam perfeitamente no Linux. Então antes de comprar impressora*, Webcam, etc, veja se é compatível com Linux.
RESUMO
Linux é o termo geralmente usado para designar qualquer sistema operacional
Foi desenvolvido pelo finlandês Linus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob licença GPL para qualquer pessoa que utilizar, estudar, modificar e distribuir de acordo com os termos da licença.
O núcleo Linux foi, originalmente, escrito por Linus Torvalds do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Helsinki, Finlândia, com a ajuda de vários programadores voluntários através da Usenet (uma espécie de sistema de listas de discussão existente desde os primórdios da Internet).
(Curiosamente, o nome Linux foi criado por Ari Lemmke,)
Sistemas de arquivos suportados
O Linux possui suporte de leitura e escrita a vários sistema de arquivos, de diversos sistemas operacionais, além de alguns sistemas nativos. Por isso, quando o Linux é instalado em dual boot com outros sistemas.
Por isto, Live CDs Linux são muito utilizados na manutenção e recuperação de outros sistemas operacionais.